Desde 1950, o UNICEF tem desempenhado um papel fundamental na promoção do bem-estar infantil e juvenil no Brasil.
Nos últimos anos, o Brasil tem buscado incluir crianças e adolescentes em políticas públicas, porém ainda há uma parcela significativa da população que permanece excluída. Diante disso, o UNICEF concentra seus esforços em crianças e meninos que são os mais vulneráveis e vítimas de formas extremas de violência.
Essas crianças em situação de maior vulnerabilidade estão presentes em todo o país, mas são mais comumente encontradas na Amazônia, no Semiárido e nos grandes centros urbanos. Por meio do Selo UNICEF e da #AgendaCidadeUNICEF, o UNICEF alcança quase 2.000 municípios na Amazônia Legal e no Semiárido, além de 15 capitais brasileiras.
Com o engajamento de todos, o UNICEF visa promover mudanças positivas que possam impactar a vida de todas as crianças e adolescentes no Brasil. A seguir, estão as principais áreas temáticas de atuação do UNICEF no país:
Em 2022, o UNICEF inicia a #AgendaCidadeUNICEF em oito capitais brasileiras, em parceria com as prefeituras municipais, com o objetivo de promover os direitos e oportunidades das crianças e adolescentes mais vulneráveis, contribuindo para a prevenção da violência em suas vidas. A iniciativa ocorrerá em Belém, Fortaleza, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo na sua primeira edição (2022-2024).
Em parceria com organizações da sociedade civil, empresas, comunidades e adolescentes, a #Agenda propõe somar esforços para garantir que cada criança e adolescente esteja na escola, aprendendo, tenha oportunidades de inclusão produtiva, acesso a serviços de proteção contra violências, além de assegurar sua saúde integral e bem-estar.
Em 2023, a #AgendaCidadeUNICEF avança em várias frentes na Pavuna, no Rio de Janeiro. Para obter mais informações, acesse: https://www.unicef.org/brazil/agendacidadeunicef
Responsabilidades do estagiário/a:
– Apoiar as ações de comunicação do UNICEF no Rio de Janeiro e São Paulo, sob supervisão da Especialista de Comunicação do UNICEF no Rio de Janeiro.
– Apoiar o monitoramento da visibilidade da atuação do UNICEF com parceiros na mídia no Rio de Janeiro e São Paulo.
– Apoiar a produção de pautas para a mídia sobre a atuação do UNICEF com parceiros no Rio de Janeiro e São Paulo.
– Apoiar a produção de conteúdo sobre a atuação do UNICEF com parceiros em São Paulo e Rio de Janeiro, incluindo mapeamento de personagens, realização de entrevistas, produção de textos e vídeos.
– Apoiar a produção de peças de comunicação, como cards digitais, apresentações e conteúdo audiovisual.
– Auxiliar na coleta de informações e identificação de oportunidades de incidência política relacionadas às prioridades do UNICEF.
– Participar de reuniões internas de equipe, bem como de encontros com parceiros, adolescentes e jovens.
Durante o estágio, o(a) estagiário(a) receberá supervisão, orientação e coaching do supervisor imediato. Ao final do período de estágio, haverá uma avaliação por parte do orientador.
Critérios de elegibilidade:
Para ser elegível, os candidatos devem atender aos seguintes requisitos:
– Pertencer a grupos sociais em situação de vulnerabilidade social, destacando-se pessoas pretas, pardas, indígenas, pessoas com diversidade sexual e pessoas com deficiência, entre outros grupos minorizados, principalmente aqueles de baixa renda.
– Ter idade mínima de 18 anos.
– Estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior (graduação), nos anos finais do curso ou com, no máximo, 2 anos de formado.
– Possuir proficiência na língua portuguesa. É desejável conhecimento da língua inglesa, especialmente em leitura e escrita. Caso não possua conhecimento em inglês, é necessário comprometer-se a estudar, podendo utilizar a plataforma de ensino interno do UNICEF, chamada AGORA.
– Apresentar bom desempenho acadêmico, comprovado por histórico escolar.
– Não possuir parentes diretos (pais, irmãos) trabalhando em qualquer escritório do UNICEF, nem possuir outros parentes em sua linha de hierarquia.
– Experiência anterior relevante será considerada um diferencial, especialmente nas áreas relacionadas ao trabalho do UNICEF, como direitos humanos, direitos das crianças e adolescentes, gênero, raça e etnia, entre outros.
Empresa: Unicef
Localização: Rio de Janeiro – RJ