Reescreva esse texto com outras palavras e deixe mais agradável para ler e mais organizado com parágrafos Operar o processo de tratamento de caldo, monitorando e controlando o funcionamento da calagem, aquecimento de caldo, decantação e filtração de caldo, filtração de lodo e evaporação de caldo, através de operações de campo e, eventualmente, por meio de sistema supervisório e painel de controle, visando controlar os parâmetros de operação e garantir os resultados esperados do setor.Responsabilidades e atribuições

  • Operar o processo de tratamento de caldo, monitorando e controlando o funcionamento da calagem, aquecimento de caldo, decantação e filtração de caldo, filtração de lodo e evaporação de caldo, através de operações de campo e, eventualmente, por meio de sistema supervisório e painel de controle, visando controlar os parâmetros de operação e garantir os resultados esperados do setor.
  • Operar o processo de preparo de insumos, monitorando e controlando a hidratação da cal e o preparo de polímero, controlando os parâmetros de operação (tais como temperatura, pressão, vazão, nível, rotação, baumé, entre outros) através de operações de campo e, eventualmente, por meio de sistema supervisório, visando assegurar os resultados necessários.
  • Operar o processo de calagem e aquecimento de caldo, monitorando e controlando a dosagem de leite de cal, o aquecimento de caldo nos trocadores de calor a placas e aquecedores de casco e tubo, a entrada de caldo e vapor, o retorno de condensado, controlando os parâmetros de operação (tais como temperatura, pressão, vazão, nível, pH, entre outros) através de operações de campo e, eventualmente, por meio de sistema supervisório, visando o atingimento das entregas de qualidade e produção.
  • Operar o processo de decantação e filtração de caldo, monitorando e controlando a entrada de caldo e polímero, a retirada de lodo, a eficiência da decantação, e eficiência da filtração do caldo, controlando os parâmetros de operação (tais como temperatura, pressão, vazão, nível, rotação, transmitância, pH, sólidos suspensos, entre outros) através de operações de campo e, eventualmente, por meio de sistema supervisório, afim de atender as metas de produção.
  • Operar o processo de filtração de lodo, monitorando e controlando a alimentação de lodo, a calagem do lodo, a dosagem de polímero, a embebição do lodo, a drenagem do caldo, o vácuo das câmeras, a rotação e limpeza das telas, controlando os parâmetros de operação (tais como temperatura, pressão, vazão, nível, rotação, pH, pol, concentração, entre outros) através de operações de campo e, eventualmente, por meio de sistema supervisório, afim de garantir a melhor performance de operação.
  • Operar o processo de evaporação, monitorando e controlando a entrada de caldo clarificado e vapor de escape, a saída de caldo evaporado e vapor vegetal, o retorno de condensado, a taxa evaporativa, a limpeza mecânica e química, controlando os parâmetros de operação (tais como temperatura, pressão, vazão, nível, brix, condutividade, entre outros) através de operações de campo e, eventualmente, por meio de sistema supervisório, afim de garantir a melhor performance de operação.
  • Monitorar o processo produtivo continuamente, controlando os parâmetros quantitativos e qualitativos dos processos, controlando as características físico-químicas dos materiais, insumos e produtos, evitando contaminações ou perdas no processo, consultando boletins analíticos, apontando informações nos sistemas de produção e manutenção, inclusive ordens de serviço, observando e regulando o funcionamento de máquinas e equipamentos, inspecionando periodicamente as instalações utilizando formulários de controle, identificando anomalias (tais como vazamentos, quebras, vibrações, ruídos, aquecimentos), adotando ações corretivas e preventivas afim de garantir a estabilidade, a produtividade e os resultados das operações.
  • Conservar o ambiente, as instalações, as máquinas, os equipamentos, os materiais e as ferramentas de trabalho limpos e organizados.
  • Realizar, eventualmente, o preparo e aplicação de produtos para limpeza de trocadores de calor, tanques, vasos, tubulações, máquinas e equipamentos em geral do setor, utilizando equipamentos de proteção individual adequados, utilizando produtos de limpeza específicos para cada processo e fazendo uso do sistema de limpeza CIP (clean in place) instalado na área, assegurando o desempenho esperado para o processo.
  • Realizar, eventualmente, a dosagem de insumos no processo, através de regulagem de bombas dosadoras, em campo ou pelo supervisório, de acordo com as quantidades estabelecidas, utilizando equipamentos de proteção individual adequados e controlando o consumo e estoque de produtos no setor, afim de otimizar os recursos produtivos.
  • Executar, eventualmente, serviços de reparo, manutenção e montagem em tubulações, estruturas metálicas, válvulas, peças, máquinas e equipamentos do setor, utilizando técnicas, materiais e ferramentas específicos, realizando atividades de acordo com projeto, sob orientação da equipe de manutenção ou do responsável da área, seguindo os procedimentos de segurança, afim de manter os equipamentos nos padrões de operação.
  • Realizar, eventualmente, a operação de ponte rolante, empilhadeira, plataforma elevatória ou veículos leves, sendo necessário passar, previamente, por um processo seletivo e treinamento de capacitação, para movimentação de materiais, peças ou insumos na área, garantindo a continuidade do processo produtivo.
  • Realizar trabalhos em altura e/ou em espaço confinado eventualmente, sendo necessário passar, previamente, por um processo seletivo e treinamento de capacitação, respeitando os procedimentos de segurança.
  • Em período de safra e entressafra realizar atividades de operação, manutenção e limpeza na própria área ou, eventualmente, em outras áreas de trabalho, inclusive integrando equipes de manutenção, ajudando na preparação, reparo, manutenção e montagem de materiais e equipamentos, sob acompanhamento e orientação da equipe de manutenção ou do responsável da área.
  • Executar as atividades da função seguindo todas as normas, políticas e procedimentos estabelecidos pela empresa, respeitar as diretrizes de segurança, meio ambiente e qualidade, utilizando e fiscalizando o uso de todos os Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva (EPI e EPC) fornecidos pela empresa, zelando pela sua segurança e a dos colaboradores da sua área de atuação ou de outras áreas, tendo a responsabilidade de informar ao superior imediato qualquer atividade que apresente risco à saúde e segurança das pessoas, inclusive tendo o direito de parar qualquer atividade que apresente algum risco grave e iminente de acidente.

Requisitos e qualificaçõesEnsino médio completoInformações adicionaisBenefícios:

  • Assistência médica;
  • Transporte (Taquaritinga, Guariba e Jaboticabal);
  • Ticket alimentação;
  • Assistência odontológica;
  • Convênio com empresas parceiras;
  • Cooperativa de crédito;
  • Participação nos Lucros ou Resultados;
  • Restaurante interno;
  • Seguro de vida;
  • Clube.

Melhorar o Presente e Transformar o Futuro. Vamos juntos?Assim como nós, você acredita que a sua energia tem poder para Melhorar o Presente e Transformar o Futuro? Sua oportunidade pode estar aqui na Santa Adélia! Temos projetos e programas voltados ao desenvolvimento de cada um de nossos profissionais e aqui, você pode ir além.Se VOCÊ já tem experiência em alguma das nossas áreas de atuação, ou deseja iniciar sua trajetória profissional aqui, também pode fazer parte da nossa família e fortalecer nossas equipes com seu talento. Fique de olho em nossas vagas para saber qual a oportunidade ideal para você.

Empresa: Usina Santa Adélia

Localização: Jaboticabal – SP

Candidate-se